O que não pode faltar no coffee break para ter um lanche perfeito

close-up-cakes-with-fresh-fruits-berries-arranged-row-party-table (1)

Seja para receber um grupo para reunião especial, um evento, a comemoração de aniversariantes do mês da equipe ou mesmo facilitar a rotina em uma confraternização em casa: o coffee break é a forma mais prática de servir. Isso porque é personalizável, ajustando o cardápio, a quantidade e o formato para diferentes contextos. 

Para que você tenha um coffee break perfeito, separamos três dicas essenciais. Continue a leitura e confira!

1 – Definição do cardápio 

Para definir o que servir é importante entender seu público. Crianças e jovens tendem a gostar mais de doces do que adultos, que possuem um paladar mais moderno. Mas é certo: o equilíbrio necessário está entre alimentos frescos (frutas e sucos naturais), salgados (sanduíches, salgadinhos fritos e assados, pão de queijo nas mais diferentes versões etc) e doces (bolo com e sem cobertura, sobremesas no pote e outras). 

Defina: 

  • quantas pessoas são.
  • qual a média de idade delas.
  • quantas outras refeições elas farão naquele dia.
  • quantas pessoas precisam de uma refeição especial, como sem lactose. 

Claro, vale considerar ainda quando esse coffee break será servido (na parte da manhã, como brunch, depois do almoço ou a noite), pois isso também influenciará no perfil de consumo. Pela manhã, evite servir muitos elementos fritos e pesados. As pessoas tendem a preferir mais os alimentos salgados, frutas, bolos mais tradicionais, suco natural, café e chá nesse período.

Se for um brunch ou coquetel à noite, avalie incluir finger foods, ou seja, aquelas comidinhas práticas de comer de pé mesmo, sem a necessidade de apoio. Sanduíches naturais mais robustos, com proteínas; mini hambúrguer; salgados assados mais refinados, como quiche e croissant também são recomendados. Na parte dos doces, siga essa mesma linha, ofertando bolos com recheio e cobertura em sabores mais sofisticados, como chocolate meio amargo e também sobremesas com perfil de sabor mais complexos, como mousses e bombons. Vale avaliar a inclusão de bebidas alcoólicas caso seja um evento social. 

Agora, se o lanche for à tarde, como é habitual em feiras, congressos e eventos corporativos, a dica é investir em variedade. Todo mundo ama coxinha de frango recém frita, pão de queijo quentinho e café perfumando o ambiente. Isso ajuda, inclusive, a retomar o evento com mais concentração, pois o público estará bem servido e pronto para seguir em frente. A dica extra é sempre incluir uma garrafa de café, uma de chá, um bolo e uma bandeja de salgados assados e reservar para que seja mantido na mesa do coffee break para consumo depois do encerramento. Pense comigo: a maior parte das pessoas ainda enfrentará alguns minutos no trânsito até chegar em casa e tomar uma xícara de café e comer um pedacinho de bolo já ajudam – e muito – a esperar até a hora do jantar. 

2 – Como será servido 

O coffee break perfeito passa também pela organização do espaço. Nunca se esqueça de incluir descartáveis (mesmo que faça a locação de vasilhames, os descartáveis são úteis em um cenário de necessidade); papel toalha, que ajuda muito até para manter o ambiente limpo; água, que na versão de copos e garrafas descartáveis pode ser usada com os palestrantes e mesa de diretoria; além de açúcar, adoçante e mexedores. 

Se for um aniversário, inclua no seu pedido a vela e fósforos. Dica extra: muitos clientes fazem também o pedido de docinhos na versão festa, mesmo nos eventos corporativos. Quando os participantes começam a ficar entediados e ainda não é hora do coffee break, distribua os docinhos junto de um copo pequeno de café sem açúcar. Você verá como essa simples atividade já mostrará cuidado com o público e eles seguramente poderão esperar uma hora extra até que o lanche completo seja servido. É aquele momento do up! 

3 – Escolha um fornecedor confiável e flexível

Coffee break é uma atividade que exige planejamento, mas, às vezes, também é preciso replanejar. O público pode aumentar significativamente; um integrante pode solicitar refeição especial de última hora, havendo a necessidade de incluir lanches veganos, vegetarianos, sem açúcar, sem glúten etc; o horário de servir o lanche pode mudar. Enfim, é preciso ter flexibilidade para lidar com esses imprevistos. 

Contar com um fornecedor que seja realmente parceiro é um diferencial. E esse é nosso ponto forte: criar soluções para que você e seus convidados tenham um coffee break incrivelmente pontual e delicioso.  

Aqui no site da Pão Santo você acessa duas categorias chamadas Kits Festa e Coffee Break, que já reúnem sugestões de produtos para facilitar a sua rotina. E claro, se tiver alguma dúvida, nosso time está a sua disposição para auxiliar. Bom evento e bom coffee break!